COMUNICADO GERAL

Frente à pandemia de coronavirus (COVID-19) que está ocorrendo no Brasil e atendendo à determinação da Superintendência do Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, todas as consultas ambulatoriais já agendadas desde do dia 18/03/2020 estão suspensas por tempo indeterminado. Todas as consultas serão reagendadas pela Diretoria de Apoio do HCFMB.

Os pais e/ou responsáveis de crianças ou adolescentes que fazem tratamento contínuo com medicamentos de alto custo como análogos de insulina (insulinas asparte, detemir ou glargina), calcitriol, desmopressina, fludrocortisonaleuprorrelina ou somatropina e necessitam de renovação dos formulários, podem comparecer no dia em que a consulta estava agendada para receberem tais formulários. Excepcionalmente, durante a pandemia de COVID-19, os paciente não precisam comparecer no dia da consulta.

Pacientes que fazem tratamento contínuo com outros medicamentos como insulinas humanas (insulina NPH e regular), medicamentos anti-hipertensivos e antilipemiantes, metfomina, levotiroxina, vitamina D, entre outros, podem renovar os receituários na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Em caso de emergência ou urgência, procurar a UBS ou o pronto-socorro no próprio município de origem.

Assim que a situação esteja normalizada, a comunicação sobre o retorno das atividades será feita através deste site e demais mídias do HCFMB.

Bem vindos ao site da Disciplina de Endocrinologia Infantil do Departamento de Pediatria da  Faculdade de Medicina de Botucatu.

A Disciplina de Endocrinologia Infantil tem como objetivos formar endocrinologistas pediátricos para o atendimento dos mais diversos problemas endócrinos e diabetes. Além da formação de especialistas, os alunos do curso de graduação em medicina e os médicos-residentes de pediatria têm a oportunidade de aprender sobre o atendimento desses pacientes e se aprofundar no conhecimento das endocrinopatias.

Como um dos principais centros de referência do Departamento Regional de Saúde da região de Bauru (DRS-VI), nosso serviço presta assistência a crianças  procedentes de 68 municípios.